segunda-feira, 25 de abril de 2011

PEDRA LAVRADA ABRAÇA A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE.


O município de Pedra Lavrada recebeu do ministério da saúde mais de 500 doses da vacina contra a Gripe. Este ano a Campanha é direcionada as grávidas, idosos, crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, e ainda aos profissionais da saúde, diferente dos anos anteriores que direcionavam a campanha apenas aos idosos.
O Município terá 14 dias para atingir a meta de 80% de imunização em todo o município, nas zonas rural e urbana. A Coordenadora da Atenção Básica do Município a Enfª Lúcia Maria de Sousa Marques informou que serão Cerca de 30 profissionais envolvidos na Campanha, a equipe contará com seis vacinadoras (tec. Enfermagem), cinco Enfermeiras e os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) que será o Elo entre os Imunizadores e a população, em busca de atingir a meta de 80% de imunização.
“A Vacina nesta Campanha está melhorada, ela foi modificada e agora é Conjugada, não apenas serve para a gripe comum, como também atuará no combate a H1N1, as pessoas não tem necessidade se imunizar duas vezes uma para a gripe comum e outra para a H1N1, em uma única dose elas já estarão sendo imunizadas contra os dois tipos de gripe, e o melhor, a Vacina Conjugada Contra a Gripe, praticamente não tem contra indicação, exceto nos casos de alergia ao OVO e em casos de febre alta ou Pneumonia. Nos casos em que o indivíduo estiver já gripado, não tem nenhuma contra indicação, ele poderá receber tranquilamente a dose da vacina. ” explicou a Coordenadora.
A Campanha contra a gripe em Pedra Lavrada terá início dia 30 de abril e término dia 13 de maio. A estratégia é atingir toda a faixa etária e para isso estarão dois postos disponíveis na cidade, um na UBS (Unidade Básica de Saúde) e outro no Mercado Municipal, já na Zona Rural, os postos de Imunização serão as Escolas e Postos de Saúde das comunidades rurais.
Segundo a Secretaria de Saúde do Município, caso o município não consiga atingir a meta no prazo a estratégia da equipe é buscar nas casas e escolas aqueles que ainda não tenham sido imunizados. Em caso de atingir a meta e ainda restem doses de vacina elas serão abertas ao público para aqueles que tenham interesse em receber a dose.
“É importante que todos se mobilizem e se vacinem, tomem consciência que é a prevenção que salva vidas, o Governo Federal, junto aos municípios se desdobram para oferecer Longevidade e qualidade de vida à população, mas é preciso que tenhamos consciência do nosso papel na sociedade, que deve ser de agente preventivo das patologias, todos os dias em nossos lares, seja na higiene, ou na imunização, o que importa é prevenir”.

sábado, 9 de abril de 2011

Política, Vocação ou Profissão?

De todas as vocações, a política é a mais nobre. Vocação, do latim vocare, quer dizer chamado. Vocação é um chamado interior de amor: chamado de amor por um ‘fazer’. No lugar desse ‘fazer’ o vocacionado quer ‘fazer amor’ com o mundo. Psicologia de amante: faria, mesmo que não ganhasse nada.

‘Política’ vem de polis, cidade. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço. A vocação política, assim, estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade.

Talvez por terem sido nômades no deserto, os hebreus não sonhavam com cidades: sonhavam com jardins. Quem mora no deserto sonha com oases. Deus não criou uma cidade. Ele criou um jardim. Se perguntássemos a um profeta hebreu ‘o que é política?’, ele nos responderia, ‘a arte da jardinagem aplicada às coisas públicas’.

O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo. De que vale um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim.

Por Ruben Alves (Apoud)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prefeitura Municipal em parceria com a CEAP entrega termos de concessão a 20 beneficiários.


A Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada em Parceria com a CEHAP entregou no último dia 05 de abril 20 termos de Concessão de Moradia aos beneficiados das Casas do Conjunto Tamires, localizado no município.
A entrega foi realizada Pelas Assistentes Sociais Paula Fabiana, Alexsônia Pereira e Edcléria de Lima, da Secretaria de Ação Social da CEHAP, o evento aconteceu no prédio do Centro Profissionalizante Municipal e contou com a Participação do Prefeito Tota Guedes. Na ocasião da entrega o Prefeito falou da sua grata alegria em poder estar atuando junto com Parceiros tão importantes quanto a CEHAP, na realização do sonho da casa própria, ele frisou que as casas foram entregues com toda a infra-estrutura capaz de comportar uma família e que essas casas são bens duráveis e como tais é necessário que sejam conservadas e cuidadas.
 “As casas estão sendo cedidas pela CEHAP por um período de cinco anos e depois desse prazo serão entregues as escrituras definitivas, é necessário que tenhamos a consciência que o beneficiado não poderá vender, ceder, alugar ou trocar o imóvel, já que ele é destinado a moradia e não a comercialização, é preciso ainda conservar e cuidar como um lar definitivo, prezar pela higiene, conservar paredes, e principalmente as fachadas das casas, que não podem ser modificadas,elas poderão ser  ampliadas ou reformadas, mas sempre preservando a fachadas, é uma exigência do Programa e nós precisamos seguir as orientações do programa PROMORADIA - CEHAP, afinal é um sonho de todos, a CASA PRÓPRIA, e hoje ele está se realizando graças a parceria da Prefeitura com a CEHAP” disse Tota.

Parceria Social:
A visita das assistentes sociais a Pedra Lavrada para a entrega dos Termos de Concessão de Moradia, não foi a primeira, desde 2009 a CEHAP través do Promoradia está atuando no município na promoção da organização Comunitária através de Cursos Profissionalizantes, para a geração de emprego e renda a exemplo do Curso de Moda Industrial e Peças Íntimas para os beneficiários do Bolsa Família, uma parceria do Município, CEHAP e CENAR.
“A parceria do Município é de fundamental importância para o sucesso da entrega em tempo hábil das casas, quando falo parceria, não quero dizer apenas elaborar um projeto, digo a preocupação com o bem estar do povo e Pedra Lavrada é um município preocupado com o futuro, pois fica claro quando fazemos qualquer solicitação e somos atendidos. O prefeito Tota foi muito sensível as nossas solicitações, quando se fizeram necessárias, sem falar a participação da comunidade que sempre foi muito participativa, todas as oficinas, palestras e reuniões que convocamos obteve presença maciça e isso é muito gratificante, já que nos tornamos um Elo entre a CEHAP e o beneficiado com a casa própria” comentou a assistente social do programa Paula Fabiana.
Avaliação Social:
A avaliação das famílias é periódica e procura atender o perfil de cada família, o trabalho da Engenharia é concomitante ao das assistentes sociais, pois orientam questões de preservação ambiental, higiene, noções de convivência e ainda a preservação do espaço físico individual, respeitando nos casos de reforma e ampliação os limites de calçadas, postes e muros, buscando preservar o espaço individual de cada um e enriquecendo a coletividade.

Por: Lenira Cunha
Assessoria de Imprensa

sábado, 2 de abril de 2011

Faltam Médicos em Pedra Lavrada!

FALTAM MÉDICOS EM PEDRA LAVRADA. 


Há alguns dias o município de Pedra Lavrada, assim como tantos outros municípios Brasileiros, vem experimentando o amargo sabor já saboreado em outras épocas difíceis, A falta de Médicos!

  A dificuldade na contratação de médicos para o município vem Tirando o sono da  Secretária de Saúde do Município Simone Vasconcelos " O Problema é a nível de Brasil e não apenas o nosso município está sofrendo com isso, mas sim muitas cidades Brasileiras também, para encontrar um profissional médico que queira vir para um município do interior e distante dos grandes centros a exemplo de Pedra Lavrada o município sofre, é muito difícil, já estamos há dias nessa situação. Um médico para atuar no PSF ele precisa estar diariamente no município, e eles não querem, alegam não compensar, o Ministério da Saúde exige 40h semanal, o PSF não pode conciliar com um outro trabalho, pois é o dia inteiro e todos os dias, ai é que está a maior dificuldade, encontrar médicos que queiram ficar no município a semana ou ao menos de segunda a quinta-feira.  Hoje Pedra Lavrada Paga R$ 5.700,00 para o médico do PSF e na opinião de alguns é pouco, tendo em vistas cidades que chegam a pagar em torno de R$ 9 mil reais. Médico hoje em dia é  praticamente moeda de troca entre os municípios, vale o quem dá mais".

A Cidade conta com três equipes de PSF todas em plena atividade com atendimentos Médicos, de enfermagem, odontológico e rotinas. A grande dificuldade encontrada é a contratação de médicos para essas equipes, das três equipes nenhuma se encontra com médicos, a população está sendo atendida na Unidade Mista de Saúde, que conta com médicos aos sábados, domingos e Segunda-feira em regime de Plantão.

"Durante a semana estamos fazendo transferências dos casos que sejam necessários atendimentos médico para a cidade vizinha Picuí e Campina Grande que é a nossa referência" disse a Secretaria de Saúde Adjunta do Município Maria das Graças, que complementou dizendo que considera um agravo na contratação dos médicos, além da distância as estradas que dão acesso ao município encontrarem-se em más condições.

Mesmo Com toda a dificuldade atual de levar adiante oferecendo um serviço de qualidade, o município tem se esforçado na manutenção do Serviço, os PSFs estão abertos.
"O acompanhamento das gestantes, diabéticos e hipertensos continua sendo feito, a equipe de enfermagem e profissionais da saúde do município vestiu a camisa e está dando total apoio neste momento difícil, estamos nos empenhando, todos os dias fazemos inúmeras ligações, já contatamos até o CRM para possíveis indicações de médicos, e aguardamos que em breve este problema que não é só nosso e sim de todas as cidades de interior se resolva o mais brevemente possível, pois quem está perdendo com isso é a população" disse Simone Vasconcelos.

"O município se desdobra para oferecer boas condições de trabalho aos Profissionais, não só ao médico, mas a toda a equipe, pagamos rigorosamente em dia os salários, damos carta branca nas solicitações de exames, quando o município não oferece o exame, procuramos estar atentos para encaminhar esse paciente aos centros de referência para que os realize. A nossa farmácia básica está sempre em condições a Suprir as necessidades do povo, e agora contamos com a farmácia popular que a Sede Regional é em Picuí, mas que beneficia a toda a Pedra Lavrada e região, portanto, graças a Deus estamos caminhando na busca de sempre oferecer o melhor serviço para o Povo e é um compromisso do Governo Tota oferecer Saúde de Qualidade, estamos confiantes que até próxima semana estaremos com novos médicos no município". Enfatizou a Secretaria de Saúde do Município Simone Vasconcelos.




Município Cadastra mais 41 famílias no Luz Para Todos.

                                             
O Município de Pedra Lavarada na Microregião do seridó Paraibano, já começou o Cadastro de mais 41 domicílios no Programa Luz Para Todos do Governo Federal. A meta é atingir um percentual de 100% de cobertura de iluminação Pública na Zona Rural do município.

 " Pretendemos até o final de nossa gestão iluminar todo o município, a parceria com o Luz Para Todos nos propicia dar melhores condições de vida ao cidadão, pois possibilita chegar Luz onde havia escuridão, é uma oportunidade de melhorar a vida dos que mais precisam" disse o Prefeito Tota.

O município de Pedra Lavrada tinha um percentual de cerca de 30% do total de domicílios sem iluminação Publica, quando o Prefeito Tota assumiu o mandato. "Tínhamos apenas 73% de domicílios com energia elétrica, agora daremos um salto, onde estaremos quase totalizando o número de casas que ainda esperam iluminação" disse Tota.

Com essa medida o percentual de domicílios rurais sem iluminação pública cairá bastante.

O Cadastro já começou e para ser contemplado o usuário precisa Procurar a Secretaria da Infra Estrutura ou do Planejamento do Município de fazer o Cadastro. O Secretário do Planejamento Alexsandro Burity lembra ainda que as pessoas que ainda não tem energia elétrica em seus domicílios devem Procurar a Prefeitura, munidas de documentos pessoais (CPF e RG) e comprovante de residencia, para que seu domicílio seja incluso no cadastro do Luz Para Todos "A meta do Município eletrificar toda a zona rural do município" enfatizou o Secretario do Planejamento.

Portanto a Convocação está feita, Se você ainda não tem energia elétrica em seu domicílio rural, procure a Prefeitura Municipal e cadastre-se no luz para todos, é simples e fácil, como acender a luz.