sábado, 2 de abril de 2011

Faltam Médicos em Pedra Lavrada!

FALTAM MÉDICOS EM PEDRA LAVRADA. 


Há alguns dias o município de Pedra Lavrada, assim como tantos outros municípios Brasileiros, vem experimentando o amargo sabor já saboreado em outras épocas difíceis, A falta de Médicos!

  A dificuldade na contratação de médicos para o município vem Tirando o sono da  Secretária de Saúde do Município Simone Vasconcelos " O Problema é a nível de Brasil e não apenas o nosso município está sofrendo com isso, mas sim muitas cidades Brasileiras também, para encontrar um profissional médico que queira vir para um município do interior e distante dos grandes centros a exemplo de Pedra Lavrada o município sofre, é muito difícil, já estamos há dias nessa situação. Um médico para atuar no PSF ele precisa estar diariamente no município, e eles não querem, alegam não compensar, o Ministério da Saúde exige 40h semanal, o PSF não pode conciliar com um outro trabalho, pois é o dia inteiro e todos os dias, ai é que está a maior dificuldade, encontrar médicos que queiram ficar no município a semana ou ao menos de segunda a quinta-feira.  Hoje Pedra Lavrada Paga R$ 5.700,00 para o médico do PSF e na opinião de alguns é pouco, tendo em vistas cidades que chegam a pagar em torno de R$ 9 mil reais. Médico hoje em dia é  praticamente moeda de troca entre os municípios, vale o quem dá mais".

A Cidade conta com três equipes de PSF todas em plena atividade com atendimentos Médicos, de enfermagem, odontológico e rotinas. A grande dificuldade encontrada é a contratação de médicos para essas equipes, das três equipes nenhuma se encontra com médicos, a população está sendo atendida na Unidade Mista de Saúde, que conta com médicos aos sábados, domingos e Segunda-feira em regime de Plantão.

"Durante a semana estamos fazendo transferências dos casos que sejam necessários atendimentos médico para a cidade vizinha Picuí e Campina Grande que é a nossa referência" disse a Secretaria de Saúde Adjunta do Município Maria das Graças, que complementou dizendo que considera um agravo na contratação dos médicos, além da distância as estradas que dão acesso ao município encontrarem-se em más condições.

Mesmo Com toda a dificuldade atual de levar adiante oferecendo um serviço de qualidade, o município tem se esforçado na manutenção do Serviço, os PSFs estão abertos.
"O acompanhamento das gestantes, diabéticos e hipertensos continua sendo feito, a equipe de enfermagem e profissionais da saúde do município vestiu a camisa e está dando total apoio neste momento difícil, estamos nos empenhando, todos os dias fazemos inúmeras ligações, já contatamos até o CRM para possíveis indicações de médicos, e aguardamos que em breve este problema que não é só nosso e sim de todas as cidades de interior se resolva o mais brevemente possível, pois quem está perdendo com isso é a população" disse Simone Vasconcelos.

"O município se desdobra para oferecer boas condições de trabalho aos Profissionais, não só ao médico, mas a toda a equipe, pagamos rigorosamente em dia os salários, damos carta branca nas solicitações de exames, quando o município não oferece o exame, procuramos estar atentos para encaminhar esse paciente aos centros de referência para que os realize. A nossa farmácia básica está sempre em condições a Suprir as necessidades do povo, e agora contamos com a farmácia popular que a Sede Regional é em Picuí, mas que beneficia a toda a Pedra Lavrada e região, portanto, graças a Deus estamos caminhando na busca de sempre oferecer o melhor serviço para o Povo e é um compromisso do Governo Tota oferecer Saúde de Qualidade, estamos confiantes que até próxima semana estaremos com novos médicos no município". Enfatizou a Secretaria de Saúde do Município Simone Vasconcelos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário